s

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

VOLUNTARIADO EM PROL DA EDUCAÇÃO

Cerca de cem voluntários se uniram para reformar a Escola Agenor de Carvalho, no Setor Jardim Novo Mundo, Região Leste de Goiânia. Durante todo o dia de ontem o grupo fez reparos no encanamento, pintaram e reformaram paredes e muros da unidade. Eles fazem parte do projeto Mãos que ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. A idéia é colaborar para a melhoria de escolas com problemas de infra-estrutura. Em todo o País, os trabalhadores já reformaram mais de 300 escolas desde o início do ano.
O coordenador da ação, Edvaldo Benedito da Silva, explica que o grupo fez contato com a direção da escola há dois meses para acertar os detalhes da reforma e fazer o levantamento dos materiais necessários. Ele diz que a reforma foi custeada por meio de doações dos membros da igreja e que foram gastos somente na escola cerca de R$ 4 mil, em tintas, massa corrida, lixas e outros materiais. Alunos e professores também auxiliaram os voluntários.
Com essa reforma, o projeto Mãos que Ajudam completa a segunda unidade de ensino restaurada no Jardim Novo Mundo este ano. O coordenador informa que a reforma vai beneficiar cerca de 200 estudantes. “O envolvimento da comunidade é grande”, avalia. A partir do próximo ano, os alunos encontrarão reparadas pias, portas, paredes e janelas. O trabalho contou pela primeira vez conta com apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed). O conselho atuou no sentido de articular o apoio das secretarias estaduais de Educação ao projeto.
Edvaldo comenta que todas as escolas participantes da ação terão como meta principal a melhoraria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nós acreditamos que no País a educação deve ser melhorada e estamos dando nossa colaboração para uma melhor qualidade no ensino”, acrescenta. Apesar de desenvolver ações voluntárias durante todo o ano, o projeto “Mãos que Ajudam” já faz planos para mais trabalhos em 2009. Edvaldo comenta que para o próximo ano as ações serão voltadas para a confecção de kits para mulheres gestantes de baixa renda, que serão beneficiadas com roupas e enxovais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário