s

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Biografia de Brigham Young


Brigham Young, segundo Presidente e Profeta d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, está entre as figuras mais influentes e importantes da história… não apenas da Igreja Mórmon, mas também da história Americana.


Brigham Young nasceu no dia 01 de junho de 1801 em Whitingham, Vermont, filho de John e Abigail Young. Seu pai foi um veterano da guerra revolucionária. Depois de se casar com Abigail, John Young se estabeleceu em Massachusetts e então se mudou para Vermont pouco antes de Brigham Young nascer. O nono filho de doze, Brigham Young nasceu em uma vida cheia de trabalho. Ele mais tarde comentou que sua infância era cheia de trabalho e obrigações, o que não lhe deixou oportunidades para o estudo. Ainda que ele tenha tido apenas onze dias de estudo formal, seus pais lhe ensinaram a ler e Young manteve um amor pela leitura durante toda a sua vida.


Sua família se mudou para a parte central de Nova York quando ele ainda era um garoto e em 1815 sua mãe, Abigail, que há muito sofria de tuberculose, morreu. John Young se casou novamente com uma viúva chamada Hannah Brown tempos depois. Brigham, entretanto, decidiu que ele já precisava trabalhar para seu próprio sustento e se mudou com 15 anos. Ele se mudou para Auburn, Nova York, onde ele se tornou um aprendiz, e mais tarde mestre em carpintaria, pintura e vidraçaria.


Em 1823 Brigham Young se mudou para Port Byron, Nova York, onde ele trabalhou como pintor e carpinteiro e onde no dia 05 de outubro de 1824 se casou com Miriam Work. O casal então se uniu a uma congregação metodista local. Depois de quatro anos, Brigham Young se mudou com sua nova família para Oswego, Nova York, no Lago Ontário. Ali eles se uniram a um grupo de pesquisadores religiosos. Esses pesquisadores eram parte de um movimento dos Estados Unidos do século XIX de homens e mulheres (em grupos de estudo) pesquisando a Bíblia por si mesmos, tentando descobrir a verdade. Mais tarde naquele ano, a família de Brigham Young se mudou novamente para Mendon, Nova York. Miriam teve bebê assim que se mudou e contraiu tuberculose. Ela ficou inválida e foi exigido de Brigham Young tomar total controle da casa, não somente trabalhando como um carpinteiro e pintor, mas também cuidando de sua esposa e filhos. Ele fez uma cadeira de balanço para sua esposa e todas as manhãs ele a carregava para ela e então ela podia olhar para fora. Mais tarde ele a carregava de volta para a cama.


Conversão ao Mormonismo


Durante o período em Mendon, Brigham Young trabalhou bastante em sua função e até mesmo hoje em dia, muitas coisas construídas por Brigham Young, incluindo a casa, estão de pé em Mendon. Em 1830 um jovem chamado Samuel Smith, irmão de Joseph Smith, veio para Mendon para pregar sobre uma Igreja recém fundada, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, ou Igreja Mórmon. Samuel deixou uma copia do Livro de Mórmon com o irmão de Brigham Young, Phineas, que o leu e o passou para o seu pai, John Young, que o deu para sua filha, que finalmente o deu para Brigham. Brigham ficou interessado, mas cauteloso. Ele havia de decepcionado com muitas denominações de seus dias e continuou a ler a Bíblia por si só. Por dois anos ele estudou cuidadosamente o Livro de Mórmon e o colocou a todo teste que ele podia encontrar. Ele estudou a Bíblia junto. Finalmente, no início de 1832, um jovem missionário Mórmon prestou um humilde testemunho do Livro de Mórmon na presença de Brigham Young. Brigham mais tarde disse que seu humilde testemunho entrou como fogo em seus ossos e ele sabia que era verdade. Ele e sua família, incluindo seus irmãos, foram batizados na primavera de 1832. Miriam foi batizada também, mas morreu alguns meses depois de tuberculose. Brigham Young começou imediatamente a pregar o evangelho restaurado de Jesus Cristo nas regiões vizinhas a Mendon. Ele deixou seus filhou aos cuidados de Heber C. Kimball, um amigo converso em Mendon, durante suas excursões missionárias


Após a morte de Miriam em setembro de 1832, Brigham Young foi para Kirtland, Ohio, para se encontrar com Joseph Smith, o Profeta. Naquele primeiro encontro, ele orou com os Mórmons reunidos em Kirtland e foi a primeira pessoa na Igreja Mórmon a falar em línguas. Brigham foi designado para servir uma missão no Canadá no início de 1833 e ao retornar ele ficou sabendo que Joseph Smith estava pedindo que os Mórmons se coligassem. Foi pedido a Brigham que guiasse os Mórmons que estavam vivendo em Mendon para Kirtland. Ele assim o fez e se reuniu novamente com sua família. Durante essa coligação, ele encontrou com Mary Ann Angell, uma conversa de Nova York que se filiou a Igreja em Rhode Island. No dia 14 de fevereiro de 1834, eles se casaram em Kirtland.


Elevado a Líder


No verão de 1834 Brigham Young e Joseph Young, um de seus irmãos, participaram do Acampamento de Sião, a marcha para ajudar os Mórmons que haviam sido expulsos do Missouri. Embora a expedição não tenha sido capaz de fazer nada além de consolar esses membros do Missouri, Brigham disse que essa experiência foi uma das maiores experiências de aprendizado de sua vida. Pouco depois do retorno do Acampamento de Sião, Brigham Young foi chamado para ser um membro do Quorum dos Doze Apóstolos. Nos verões seguintes, Brigham Young alternava o seu tempo entre servir missão um verão nos Estados Unidos e verão no Canadá, e o resto do ano ele ajudava com a construção do Templo de Kirtland. Como vidraceiro e Carpinteiro, ele foi responsável particularmente pelas janelas do templo.


Sua ascensão em proeminência entre os líderes da Igreja lhe causou alguns problemas quando em 1836 e 1837 alguns membros da Igreja se rebelaram contra Joseph Smith e o taxaram de profeta decaído. A lealdade de Brigham Young a Joseph Smith fez com que alguns procurassem tirar sua vida também, e ele foi forçado a fugir de Kirtland. Quando a Igreja se mudou para o Missouri, Brigham foi também e ajudou a guiar os Mórmons para o Condado de Caldwell, Missouri, onde os Mórmons estavam se estabelecendo. Esse novo lar não durou muito tempo pois os conflitos logo começaram a surgir entre os Mórmons e os seus vizinhos que os viam como uma ameaça, uma crença que os Mórmons infelizmente acabaram colocando mais “lenha na fogueira” por andarem em bandos por proteção e por formar milícias.


O governador expediu a famosa “Ordem de Extermínio” em outubro de 1838, e os Mórmons foram forçados a sair ou seriam mortos. Joseph e outros líderes foram aprisionados deixando Brigham Young temporariamente responsável pela Igreja. Ele organizou os milhares de Mórmons e traçou o “Convênio do Missouri” o qual prometia que todos se ajudariam mutuamente até que o último Mórmon tivesse saído dali com segurança. Eles tiveram sucesso e por volta do início do ano de 1839 os Mórmons estavam se estabelecendo em seu novo lar, Nauvoo, Illinois. Joseph Smith foi libertado da prisão em abril de 1839 e ajudou a selecionar a nova cidade.


Em 1839 Brigham Young começou sua nova casa em Nauvoo, mas logo depois saiu em mais uma missão, desta vez para a Inglaterra. Ele partiu ainda que muitos, incluindo ele mesmo e vários membros da sua família, estivessem doentes. Essa missão do Quorum dos Doze Apóstolos foi a primeira missão estrangeira da Igreja Mórmon. Viajar era difícil por causa da doença, mas eles finalmente chegaram a Inglaterra em abrl de 1840. Antes do seu retorno, aproximadamente 8.000 pessoas haviam se batizado, enquanto Brigham Young era presidente da missão. Ele acompanhou a impressão do Livro de Mórmon na Inglaterra, assim como a impressão dos hinários, milhares de panfletos e um jornal, o Millennial Star. Ele também estabeleceu uma organização que ajudava os Mórmons a emigrar para os Estados Unidos.
Quando ele retornou, uma revelação foi dada para ele através do profeta Joseph Smith. Ela dizia o seguinte:


Querido e bem-amado irmão Brigham Young, em verdade assim te diz o Senhor: Meu servo Brigham, não mais se requer de ti que deixes tua família como em tempos passados, porque tua oferta me é aceitável. Tenho visto teu trabalho e tua lida nas viagens que fizeste pelo meu nome. Ordeno-te, portanto, que envies minha palavra ao exterior e zeles especialmente por tua família, de agora em diante e para sempre. Amém” (Doutrina e Convênios 126:1-3).


Exceto por uma pequena viagem em 1844, Brigham Young não mais partiu em longas missões como ele fazia praticamente todos os anos desde que aprendeu sobre o Mormonismo, mas ele ficou com a sua família e se tornou um dos maiores líderes da Igreja Mórmon. Em Nauvoo, ele cuidou do serviço missionário e ainda passou partes de seus verões pregando em áreas próximas a Nauvoo. Ele foi parte de muitas revelações e ensinamentos importantes que vieram durante esse período e teve sua fé testada grandemente. No início de 1842 ele foi um dos primeiros a participar das cerimônias do templo Mórmon.


O Êxodo Mórmon


A paz não durou muito tempo em Nauvoo. Enquanto Brigham Young e outros líderes partiram para uma missão no início de 1844, Joseph Smith ficou na cidade. No dia 27 de junho de 1844 Joseph Smith foi assassinado na cadeia de Carthage. Brigham Young e os outros apóstolos somente conseguiram chegar a Nauvoo no início de agosto. No dia 08 de agosto de 1844 uma reunião foi realizada para decidir quem deveria substituir Joseph Smith. Alguns tentaram pegar para si a liderança, mas Brigham Young falou lembrando aos Mórmons que o Quorum dos Doze Apóstolos havia sido encarregado por Joseph Smith de cuidar da Igreja antes de sua morte. A assembléia concordou e o trabalho prosseguiu.


O segundo templo Mórmon foi completado em dezembro de 1845. Entretanto, a violência das turbas forçou os Mórmons a se prepararem para partir de Nauvoo. O primeiro grupo partiu em fevereiro de 1846, cruzando o rio Mississipi que estava congelado. Antes de partirem, porém, a maioria dos Mórmons puderam realizar suas investiduras nas cerimônias do templo Mórmon. Eles também assinaram o “Convênio de Nauvoo” onde os Mórmons se comprometiam a ajudar uns aos outros no êxodo para o oeste.


A primavera foi barrenta e os Mórmons andavam com dificuldade nas trilhas encharcadas do Iowa até chegarem ao local que eles chamaram de Winter Quarters, em Nebraska, no outono. Aproximadamente 16.000 Mórmons estavam espalhados por todo estado de Iowa e Nebraska. Nessa época, o exército americano pediu 500 homens para ajudar na luta da Guerra do México. Os Mórmons receberiam o dinheiro que precisavam tanto em troca desses homens. Esses homens, conhecidos como Batalhão Mórmon, teriam sua própria e fascinante trilha para o oeste americano.


Durante o inverno eles se organizaram em companhias e no início de abril de 1847 Brigham Young e os primeiros 148 pioneiros Mórmons começaram a trilhar o caminho para o oeste, indo para Utah. Essa companhia chegou ao Vale de Salt Lake no dia 24 de julho de 1847. A pequena colônia começou a plantar sementes e a preparar casa para os próximos que estavam chegando. Young e outros voltaram para ajudar a guiar as próximas companhias. Em dezembro, após o seu retorno, ele foi apoiado como o segundo Presidente da Igreja Mórmon. Em 1850 a maioria dos 16.000 Santos dos Últimos Dias já estavam estabelecidos nas Montanhas Rochosas.


A Guerra de Utah e o Massacre do Monte Meadows


O Missouri Compromise criou o Território de Utah em 1850 e Brigham Young foi designado como o governador pelo presidente americano Millard Fillmore. O inicio da década de 1850 foi dedicada para estabelecer o território e construir casas. Em 1853 os Mórmons começaram a construir o Templo de Salt Lake. Young estabeleceu o Fundo Perpetuo de Emigração o qual provia fundos para os imigrantes Mórmons que então repagavam o que podiam depois que se estabeleciam. O dinheiro era então usado para o próximo pioneiro. Os Mórmons estabeleceram colônias para cultivar de tudo, desde algodão a minério e também frutas.


Em 1856 os líderes Mórmons começaram a se preocupar sobre o relaxamento com os assuntos religiosos e declararam a Reforma Mórmon que enfatizava o rebatismo e assim o “recompromisso” com o Evangelho, e estabeleceram o sistema de Mestre Familiar, onde os Mórmons visitam uns aos outros para poderem ajudar caso haja problemas. Ao mesmo tempo, juizes e oficiais indicados pelo governo federal, que frequentemente insultavam e ameaçavam os Mórmons, foram expulsos do estado. Eles voltaram para Washington para relatar que o território estava se rebelando contra os Estados Unidos. Como não havia telegrafo ou estrada de ferro, as únicas notícias vinham por meio de viajantes ou mensageiros. Presidente Buchanan, acreditando nos relatos, cancelou todo o suprimento de correspondências para Utah, retirou Brigham Young do cargo de governador (mas não informou isso para ele) e enviou um exército de 5.000 homens para acabar com a suposta rebelião.


A Guerra de Utah, como veio a ser conhecida


A Guerra de Utah, como veio a ser conhecida, não foi bem uma guerra. Não houve uma batalha sequer. Em julho de 1857 os Mórmons que voltavam do leste relataram que um exército estava vindo. Brigham Young, temendo que isso fosse uma outra tentativa de expulsar os Mórmons, como havia acontecido no Missouri e em Illinois, se recusou a partir desta vez. Os Mórmons evacuaram a Cidade de Salt Lake e colocaram soldados nos canyons que levavam a Utah. Determinados a evitar o derramamento de sangue, somente foi permitido aos soldados incomodar e atrasar o exército. Eles fizeram isso queimando mato e assustando os cavalos. A tática funcionou. O exército não conseguiu entrar na cidade antes de 1858, tempo suficiente para que ambos os lados esfriassem a cabeça. Brigham Young deixou de ser governador, para ser substituído por Alfred Cumming, e o exército se estabeleceu a oeste da cidade de Salt Lake no Campo Floyd, onde permaneceram até o início da Guerra Civil.


Os Mórmons em Utah

Brigham Young não deixou que os eventos trágicos de 1857 o impedisse de seguir adiante com o trabalho de estabelecer Utah e construir a Igreja Mórmon. Em 1861 Brigham Young e a Igreja Mórmon ajudaram a estabelecer o telégrafo transcontinental. Eles fizeram contrato com as estradas ferroviárias Union Pacific e Central Pacific para que os mórmons ajudassem a terminar a ferrovia transcontinental e mais tarde ele acompanhou a construção de linhas adjacentes em todo estado de Utah e Idaho. Na década de 1860 os Mórmons, sob a direção de Brigham Young, estabeleceram cooperativas para ajudar na produção de açúcar, algodão, lã, ferro, e assim por diante. Eles também estabeleceram lojas de cooperativas para facilitar a troca de bens.


Brigham Young amava a educação. A Igreja Mórmon sob sua direção estabeleceu escolas com todos os níveis escolares, incluindo três faculdades. Em 1850 a Universidade Deseret, que mais tarde veio a se chamar Universidade de Utah, foi estabelecida como uma escola de co-educação. Em 1875 a Academia Brigham Young, que mais tarde veio a ser chamada de Universidade Brigham Young, foi estabelecida em Provo. Em 1877 a Faculdade Brigham Young foi construída em Logan, Utah. Ela foi fechada em 1926 e todos os estudantes, funcionários, e equipamentos foram unidos aos da Universidade do Estado de Utah. Presidente Young também construiu templos mórmons Embora ele não tenha vivido para ver o Templo de Salt Lake terminado, ele foi responsável pela dedicação do Templo de Saint George em 1877. Outros templos em Manti, Logan, ambos em Utah, foram iniciados. No total, a década de 1860 e a maior parte da década de 1870 foram muito tranqüilas e pacíficas. A colonização e a imigração continuaram. Até a época do falecimento de Brigham Young em 1877, haviam mais de 115.000 Mórmons, sendo que 70.000 imigraram para Utah durante o tempo de liderança de Brigham Young.


A Morte de Brigham Young

Em abril de 1877 Brigham Young acompanhou a dedicação do Templo de Saint George. Ele reintroduziu a plenitude das cerimônias dos templos Mórmons ali. Ele voltou para Salt Lake já doente. De seu escritório ele continuou a guiar a Igreja através de declarações escritas. Aquele verão ele trabalhou para refinar a organização da Igreja e harmonizar as várias organizações separadas. No dia 29 de agosto de 1877, o assim chamado “Leão do Senhor” devido a sua coragem em proclamar a verdade, morreu com 76 anos de idade. Ele foi sepultado em sua propriedade na cidade de Salt Lake.


O Legado de Brigham Young


Brigham Young é uma das figuras mais importantes da história americana e do Mormonismo. Sob a sua liderança a Igreja Mórmon cresceu de 26.000 membros para 115.000. Aproximadamente 100.000 desses membros viviam em Utah, Idaho, Arizona, Nevada e Wyoming em um dos mais de 400 assentamentos fundados sob sua direção. Ele assistiu a conclusão tanto do telégrafo transcontinental quando da ferrovia transcontinental e estabeleceu um sistema ferroviário em Utah, Idaho e Wyoming. Ele dirigiu a imigração de 70.000 pessoas para as Montanhas Rochosas, e também para partes do Colorado e Califórnia. Por profissão ele era carpinteiro, pintor e vidraceiro, e praticou essas profissões durante toda sua vida, construindo muitas casas e a maioria de seus móveis, os quais exibiam sua grande habilidade como profissional. Ele supervisionou projetos de irrigação em grande escala o que rendeu solos férteis para plantio em Idaho, Arizona e Utah. Ele estabeleceu cooperativas que produziam de tudo, desde algodão a ferro, e dirigiu a criação da primeira loja de departamentos do mundo, a ZCMI. Um gênio organizacional com o dom para liderança, ele serviu dois mandatos como governador de Utah e passou aproximadamente 30 anos como Presidente da Igreja Mórmon.


Sua maior realização, sem dúvida, foi sua família, sobre quem ele relutantemente falava, considerando ser um assunto pessoal entre ele, sua família e Deus. Ele também foi um advogado pelos direitos de votar das mulheres (Utah deu a mulher o direito de votar em 1870), e de obter educação. Ele assegurou que as mulheres da sua própria família tivessem a oportunidade de ir à faculdade. Ainda que ele tivesse tido apenas onze dias de educação formal, ele lia bastante e fundou três faculdades antes de seu falecimento. Ele lutou pela liberdade da prática religiosa, relações pacíficas com os vizinhos, e a importância de servir ao próximo. Ele também cuidou profundamente da natureza e não permitia que ela fosse maltratada ou abusada por pessoas sem consciência.


Brigham Young é considerado controverso às vezes por aqueles que não o compreendiam bem. Ele teve muitos apelidos, entre eles “Moisés Americano”, “O Leão do Senhor”, Para os Mórmons ele é um dos maiores profetas que já viveu. Embora seja mais lembrado por seu atos, ele também foi um grande professor e deixou centenas de discursos durante a sua vida sobre qualquer assunto desde a melhor maneira de se criar um filho até sobre a natureza de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário