s

domingo, 19 de julho de 2009

Perdão



A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus (1 João 3:4). Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão (Ezequiel 18:4, 20) e o justo castigo do pecado resultante (Romanos 6:23). Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus (Isaías 59:1-2; 1 João 1:5-7).



O Perdão é Condicional



É importante entender que o perdão de Deus é condicional. Deus perdoa livremente no sentido que ele não exige a morte do pecador que responde a seu convite de salvação, permitindo que a morte de Jesus pague a pena por seus pecados. Contudo, Deus exige fé, arrependimento, confissão de fé e batismo como condições para o perdão do pecador estranho (Marcos 16:16; Atos 2:37-38; 8:35-38; Romanos 10:9-10). O perdão é também condicional para o cristão que peca. O arrependimento, a mudança de pensamento, precisa ocorrer antes que o perdão divino seja estendido (Atos 8:22).

De fato, se libertamos o pecador de sua divida sem arrependimento, encorajamo-lo a continuar em seus modos destruidores. O perdão não é a desculpa pelo pecado. Algumas pessoas "esquecem," isto é, ignoram os pecados cometidos contra elas porque têm medo de enfrentar o pecador. Entretanto a Bíblia é bem explícita sobre o curso da ação a ser seguida quando um irmão peca contra mim (Lucas 17:3; Mateus 18:15-17). O perdão fala de misericórdia, mas não deverá ser confundido com a tolerância e permissão do pecado. O Senhor perdoará ou punirá o pecador, dependendo da reação do pecador ao evangelho, mas ele não tolera a iniqüidade.

Em D&C Mostra como devemos fazer para que não necessitasse pedir perdão ou se perdoado por ninguém.



D&C 121:41-44





41 Nenhum poder ou influência pode ou deve ser mantido em virtude do sacerdócio, a não ser com persuasão, com longanimidade, com brandura e mansidão e com amor não fingido; 42 Com bondade e conhecimento puro, que grandemente expandirão a alma, sem hipocrisia e sem dolo— 43 Reprovando prontamente com firmeza, quando movido pelo Espírito Santo; e depois, mostrando então um amor maior por aquele que repreendeste, para que ele não te julgue seu inimigo; 44 Para que ele saiba que tua fidelidade é mais forte que os laços da morte.

A vontade de Deus nunca será a destruição, nem a separação, por mais que no momento crítico isso pareça à única solução viável.
Quando enfrentamos a crise, Deus nos dá caminhos para poder solucionar os conflitos interpessoais, e um desses caminhos é o perdão.

Se desejarmos manter relacionamentos saudáveis, é absolutamente necessário: Perdoar.

Não podemos sequer imaginar a idéia de que numa relação entre membros da igreja de Jesus Cristo nunca vá haver magoas.

É muito mais fácil perdoar quando vemos o ofensor arrependido, quebrantado, de joelhos e humilhado, porém, isso poderia alimentar internamente um pouco da nossa sede de vingança, que guardamos desde o momento da ofensa.

Perdoar significa transpassar esse direito que cremos ter, a Deus. Deixar que Ele fizesse o que melhor lhe pareça. É obvio que queremos que a pessoa seja castigada, porém quando perdoamos, renunciamos a nosso desejo de fazer o outro pagar pelo que fez.

Em Isaias 9, Jesus é apresentado como “Admirável Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. É a esse Conselheiro Magnífico a quem você deve ir nesse tempo de angústia. Deve buscar a paz de espírito nele, pois somente Ele poderá suprir o que você sente falta.
Ele é o grande líder, o único em quem devermos confia, Pois todos são imperfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário