s

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Líder exemplo, ou exemplo de Líder?

Engolir paradigmas do "Desaforo" sem discerni-los faz tanto mal quanto comer sem mastigar. Um dos pratos que tem provocado bastante indigestão nos comedores compulsivos do guru lê (língua falada pelos "gurus") é o que prega que a boa liderança é a que é exercida pelo exemplo. Calma aí, alto lá! E quem disse que, necessariamente, o líder é o melhor exemplo? A verdade é que nem sempre é. Sendo assim, seria falso dizer que existe liderança pelo exemplo? Lógico que não. Vamos tomar um chá digestivo e entender melhor esta história.
Quando focamos na questão da liderança pelo exemplo, temos que observar que tipo de exemplo é esse que estamos falando. Em minha opinião, o líder TEM QUE SER um exemplo na materialização dos VALORES que prega, mas PODE SER um exemplo nas questões técnicas e funcionais, ou ainda nas de comportamento. Tem sê verdadeiro e honesto, sem inventa meias verdades para satisfazer os seus anseios e alimentas a cobiça de poder sobre os seus liderados, Um líder não é patrão e por isso não pode ter empregados, Ele é um servidor assim como Jesus Cristo. Pois o maior chamado é servir. E não ser servido.
Transportando para o mundo corporativo, o líder precisa sim dar o exemplo. Mas isso não tem nada a ver com incorporar o estereotipo do comportamento exemplar, padrão, ou posar de "Dr. Sabe Tudo Mais Que Os Outros". O verdadeiro exemplo do verdadeiro líder está na coerência em defender e viver os valores que prega e cobra da equipe. Honestidade, assiduidade, planejamento, pro atividade, prontidão em servir, organização, valorização do ser humano, inovação etc. Estas são apenas algumas poucas virtudes que PRECISAM ser marca registrada de um grande líder. Se não é ele o que mais entende de certo assunto, não tem problema. Agrega o especialista ao time e deixa que este seja o exemplo técnico. Se não é ele o que tem a melhor oratória para apresentar o projeto para o "board", não tem problema. Carrega o "vendedor" de projetos para dentro de sua vida, e deixa que seu pupilo faça o tem que fazer (e não esquece de puxar os aplausos).
Portanto, cuidado com a idéia de que o líder é "O" exemplo. Na verdade, o maior exemplo moral que o líder pode dar é reconhecer que talvez não seja o melhor exemplo. Minha recomendação: Siga este exemplo, e seja um exemplo de líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário