s

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ESTÃO CONFIRMADAS JÁ DUAS DEZENAS DE VITIMAS MORTAIS ENTRE OS SUD


Com os apoios humanitários de todo o mundo chegando em força ao Haiti o maior problema agora é fazer a distribuição, minimamente organizada, desse mesmo apoio num país que já de si poucas estruturas organizativas e de socorro tinha e as poucas que tinha ficaram praticamente destruídas.


Os socorros chegam à capital, Port-au-Prince, mas o Haiti é mais do que isso e grande parte dele ficou destruído, por isso, as pessoas que residiam nas restantes localidades afetadas estão ainda em pior situação e clamam por socorro médico, por água, por comida.


Porém, melhor do que o que se está a fazer não é possível, qualquer estrutura por mais eficiente que seja leva o seu tempo desde que é acionada até à sua efetiva operacionalidade no terreno, por isso é que nos países desenvolvidos em geral e n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em particular, se aconselha a todos termos preparada a conhecida mochila de emergência, também conhecido por Kit 72 horas.


Infelizmente em países pobres, como é o caso do Haiti, quase tudo é frágil, desde as estruturas construtivas até à organização social, dai que quando acontece uma calamidade natural ela tem efeitos muito mais gravosos do que essa mesma calamidade acontecesse num país com outro grau de desenvolvimento.


Já aqui noticiamos que entre os missionários sud não houve vitimas mortais, porém as noticias que nos acabam de chegar é de que estão identificados duas dezenas de vitimas mortais entre os cerca de 15 000 mórmons haitianos, encontrando-se ainda alguns desaparecidos, temendo-se que este número posso vir a subir.


Tem sido muito grande o apoio por parte da Igreja SUD ao Haiti e neste Domingo tivemos mais uma vez oportunidade de testemunhar a generosidade de muitos irmãos que fizeram doações monetárias para o Fundo de Auxilio Humanitário da Igreja, verba destinada a fazer frente às calamidades como esta que está entre mãos.


Independentemente do apoio direto no local, já foi acionado o Fundo de Jejum da Área o que permitiu desbloquear imediatamente verbas para fazer frente às necessidades locais, nas horas seguintes foram enviados camions com material de socorro a partir da República Dominicana e nos dias seguintes a Igreja enviou três aviões cargueiros com comida, água e equipamentos, tendo também transformado uma das suas capelas em Port-au-Prince em hospital improvisado onde estão a atender médicos e pessoal de apoio mórmon.


A ajuda mórmon continua, é necessário que o apoio continue, é necessário que continuemos a ser generosos, porque hoje é por eles, amanhã poderá ser por nós.


Extraido do blogger português "Lugar mormon"

Nenhum comentário:

Postar um comentário