s

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O credo dos convertidos


"A religião mórmon é uma das que mais crescem no mundo. Como nenhuma outra, ela se alimenta do proselitismo de seus missionários"

Eles são inconfundíveis. andam em dupla, usam cabelo curto e bem penteado, estão sempre sorrindo. Vestem camisa branca de manga curta, gravata com prendedor e calça de terno.
Os sapatos com solas de borracha reforçada, como os usados pelos carteiros, permitem a eles passar o dia na rua, batendo de porta em porta, testando pacientemente seu poder de persuasão. Nas placas presas no lado esquerdo do peito, antes do nome, são identificados como "élder". É um tratamento religioso, também reservado a idosos. Mas eles são jovens, muito jovens. Muitos ainda têm espinhas no rosto e corpo de adolescente. Alguns são estrangeiros e falam com sotaque. Eles são os missionários mórmons.

Os missionários são a face aparente - e a espinha dorsal - de uma fé que se alimenta, como nenhuma outra, de conversões. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nome oficial da religião, é uma das que mais crescem. Estima-se que dois terços dos mórmons são convertidos. Isso quer dizer que eles não nasceram em família mórmon.

Em algum momento da vida, foram convencidos a aderir à fé, muito provavelmente por missionários. A igreja afirma ter mais de 12 milhões de adeptos no mundo. Por ano, diz ganhar 400 mil novos fiéis. Em 2080, poderão chegar a 267 milhões, de acordo com o sociólogo americano Rodney Stark, professor da Universidade Baylor, no Texas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário