s

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ampliar os serviços

Os mórmons de Piracicaba celebram nesta semana o término das obras de ampliação da capela localizada na Paulicéia. Ao custo de R$ 2 milhões, o prédio foi reformado radicalmente para instalação de quadra poliesportiva, salão sacramental, novo pavilhão para realização das celebrações religiosas, além de obras na parte antiga da capela, que foi readequada para abrigar novas salas que receberão cursos e palestras. O espaço é aberto ao público e não será restrito aos seguidores da religião.

Para celebrar a ampliação dos serviços, os mórmons realizam desde quarta-feira o que é conhecido como "casa aberta", com exposições de reportagens para visitantes durante toda a tarde. As notícias mostram de forma didática aos leigos o que é ser um mórmon. Deste quinta, até ontem, aconteceram apresentações de corais, com grupos de outras religiões ou apenas vinculados a entidades de Piracicaba. As festividades terminam neste domingo, quando há a cerimônia de dedicação da capela reformada, às 19 horas.

Foram entre sete e oito meses de reformas na igreja. Amarildo Carlos dos Santos, conselheiro da estaca (o termo representa a sede da igreja, equivalente a diocese da Igreja Católica) de Piracicaba, que tem ramificações em Capivari e São Pedro, explica que a reforma teve como objetivo readequar o espaço. O presidente da estaca de Piracicaba, Alcides de Carvalho Júnior, destaca que com os recursos aplicados no prédio, o local tem condições de atender de forma mais abrangente à população e aos fiéis.

As novas salas abrigarão cursos que estão ligados à filosofia da religião, como o fato dos fiéis aprenderem a armazenar estoques de comida. Estes estoques são usados em situações de emergência, como os casos recentes de enchentes em Santa Catarina e no nordeste. Técnicas de armazenamento de comida esticam o tempo de vida útil dos alimentos, que poderão também ser usados em momentos de dificuldades familiares, como a perda de emprego de um pai de família.

O prédio reformado abrigará com melhor conforto outro projeto da igreja, ligado à genealogia. Em toda organização, em nível mundial, os mórmons contam com o Centro de História da Família, um dos mais completos programas que aglutinam informações sobre os antepassados familiares. "Em qualquer cidade, sempre é feito um trabalho de registro junto aos cartórios e cemitérios da região, sem falar na busca de informações em diários de bordo em navios, entre outras coisas. Este acervo está aberto a qualquer pessoa, que pode vir consultar aqui na capela", explica.

ABRANGÊNCIA

Em Piracicaba, são cerca de 3,6 mil mórmons que frequentam cinco capelas. No Brasil, já são cerca de um milhão de fiéis e, no mundo todo, este número já chega a 13 milhões. A sede da igreja, que tem o nome correto de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fica em Salt Lake City, em Utah, Estados Unidos.

Os adeptos, habitualmente referidos como Santos dos Últimos Dias (SUD) ou mórmons, são cristãos restauracionistas e conservadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário