s

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projeto "Mãos que ajudam" e a Hemoal

Em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza neste sábado (24) coleta de sangue e cadastro de Medula Óssea. A ação, que acontece na Avenida Santa Rita, no bairro Farol, das 8h às 16h, integra o projeto Mãos que Ajudam, realizado em todas as capitais brasileiras e mais 170 cidades.

Além de contar com a ação voluntária dos fiéis da igreja, a expectativa é de que integrantes de outras denominações religiosas também possam aderir ao gesto voluntário. Isso porque, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, e a doação de Medula Óssea restabelece a saúde das vítimas de leucemia.

Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem comparecer bem alimentados ao local e portando um documento de identificação com foto. Também é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, Aids e doença de Chagas.

Já quanto ao cadastro de doação de Medula Óssea, o doador teve ter boa saúde e pelo menos 18 anos de idade, além de portar o CPF e a Identidade. Antes do procedimento, ele preenche um formulário e, posteriormente, é coletado apenas 5ml de sangue, que será utilizado para descobrir o código genético.

Os dados são remetidos para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), situado no Rio de Janeiro. Caso seja encontrado algum paciente compatível no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), o voluntário é convocado para se submeter a uma bateria de exames, que irá comprovar a compatibilidade com o receptor.

Mãos que Ajudam é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades e membros da Igreja de Jesus Cristo dos JustificarSantos dos Últimos Dias, no Brasil. Em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, são desenvolvidas atividades assistenciais e, nos últimos 10 anos, já foram atendidas mais de um milhão de pessoas.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mostra através de suas ações que podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo através de ações de serviço a amor ao próximo.

Fonte: Alagoas 24 Horas

Link: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/index.asp?vEditoria=Sa%C3%BAde&vCod=89320

Nenhum comentário:

Postar um comentário