s

sábado, 7 de março de 2009

Não é a Bíblia a única palavra de Deus? Sim é.


Os críticos do Mormonismo a muito tempo dizem que o Livro de Mórmon não pode ser uma escritura verdadeira uma vez que a bíblia contém toda a palavra de Deus. Eles freqüentemente citam os versículos de fechamento à Revelação de João que diz:


"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras de profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro’ (Apocalipse 22:18-19).


À primeira vista isto parece dizer que nada pode ser adicionado à Bíblia, especialmente porque aparece no último capítulo do Novo Testamento como nós temos hoje. No entanto, quando se olha mais cuidadosamente no texto e nas origens da Bíblia, torna-se claro que João se referia a seu livro, isso é, o Livro de Apocalipse.


A primeira coisa que nós devíamos saber é que o grego original usado aqui para livro é biblios , que se traduz como livro, assim como a palavra Bíblia, que vem de grego também, vem do plural de biblios, biblia , que quer dizer livros. A Bíblia é composta dos escritos inspirados de profetas compilados em livros escritos por milhares de anos e compilados no segundo e terceiros séculos depois de Cristo. De fato, Apocalipse foi escrito por volta de A.D. 90 e o próprio João escreveu seu Evangelho por volta de A.D.110, então ele obviamente não teve nenhum problema em escrever mais escrituras inspiradas. Nós também devemos notar que Moisés disse a mesma coisa milhares de anos mais cedo.


Em Deuteronômio nós lemos:Não acrescenteis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando (Deuteronômio 4:2).Moisés estava obviamente falando sobre as palavras ele tinha falado a eles que foram registrados nos cinco livros de Moisés (os primeiros cinco livros do Velho Testamento), assim como João falava sobre seu livro. Nenhum ser humano, por si só, está autorizado a adicionar ou tirar nada das escrituras. Deus, no entanto, pode e continua a inspirar Seus profetas a falar palavras inspiradas.


É também importante notar que nos tempos do Novo Testamento, muitas pessoas escreviam cartas e evangelhos próprios sem autorização e alguns até mentiam e reivindicavam ser apóstolos. O Apóstolo Paulo mencionou isto em uma de suas epistolas:


"Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, que por palavra, quer por epístola, como de nós… … "(2 Tessalonicenses. 2:1-2).


Paulo aparentemente ficou preocupado com o fato de que escrituras falsas estavam sendo espalhadas entre os novos Cristãos. João possivelmente soube sobre estas falsas escrituras também e então adicionou um aviso a seu livro de que Deus julgaria qualquer um que o falsificasse. João fechou seu conhecimento da vida de Jesus com estas palavras:


Há , porém, muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém (João 21:25).


Ele obviamente acredita que há muitos mais ensinamentos e feitos de Cristo. As escrituras usadas pelos Mórmons, o Livro de mórmon e a Doutrina e Convênio, são algumas dessas coisas adicionais. O Livro de mórmon diz isto: Não sabeis que eu, Senhor vosso Deus criei todos os homens e que me lembro dos que estão nas ilhas do mar e que governo nas alturas e embaixo , na terra; e revelo minha palavra aos filhos dos homens, sim a todas as nações da terra? Por que murmurais por receberdes mais palavras minhas? Não sabeis que o depoimento de duas nações é um testemunho a vós de que Eu sou Deus, de que me recordo tanto de uma como de outra nação? Portanto digo as mesmas palavras, tanto a uma nação como a outra. E quando as duas nações caminharem juntas, os testemunhos das duas nações também caminharão juntos. E isto eu faço para provar a muitos que sou o mesmo, ontem, hoje e para sempre; e que pronuncio minhas palavras segundo minha própria vontade. E porque disse uma palavra não deveis supor que não possa dizer outras; pois meu trabalho ainda não está terminado nem estará até o fim do homem nem desde aí para sempre. (2 Néfi 29:7-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário