s

sábado, 31 de maio de 2008

Templo de Curitiba


O Templo de Curitiba Brasil é o centésimo vigésimo sexto (126) templo em operação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A Igreja Mórmon está no Brasil desde 1920. No começo, a maioria dos conversos eram imigrantes alemães que vieram ao Brasil e estabeleceram uma colônia agrícola na cidade de Ipoméia, no estado de Santa Catarina, depois da Primeira Guerra Mundial. Robert Lippelt e sua esposa, Augusta, chegaram ao Brasil procedentes da Alemanha em 1923, quando Augusta começou a pedir à sede da Igreja que lhe enviasse materiais didáticos. Em resposta, o Presidente da Missão América do Sul, Reinhold Stoff, saiu de Buenos Aires para visitar o Brasil. Ele voltou em 1928, com élderes missionários para ensinar as pessoas que falavam alemão no país. Os primeiros conversos filiaram-se à Igreja em 1929.
Em 25 de outubro de 1931, a primeira capela de propriedade da Igreja na América do Sul foi dedicada em Joinville.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os missionários mórmons foram tirados do Brasil, mas com o fim da guerra eles retornaram. Naquele tempo centenas de brasileiros começaram a filiar-se à Igreja.
O trabalho missionário continuou durante a década de 1950, e em 1959 havia cerca de 3.700 membros. A primeira estaca do Brasil foi organizada em 1966, em São Paulo. O Presidente era Walter Spät. Dez anos depois, o Brasil tinha 10 estacas, e um templo foi anunciado para São Paulo. Esse templo foi dedicado em 30 de outubro de 1978, pelo Presidente Spencer W.Kimball.
Depois do templo de São Paulo foram dedicados os templos de Recife (15 de dezembro de 2000); Porto Alegre (17 de dezembro de 2000); Campinas (17 de maio de 2002). No dia 23 de Agosto de 2002 a Primeira Presidência da Igreja Mórmon anunciou a contrução de um templo na cidade de Curitiba, Brasil - o quinto a ser dedicado em território brasileiro.
As autoridades da Igreja encontraram-se com as autoridades da cidade, incluido Beto Richa, Prefeito de Curitiba, em fevereiro de 2005. As autoridades da Igreja explicaram a importância do templo para os membros da Igreja Mórmon. Além do mais, a Igreja apresentou dois programas: Mãos que Ajudam e o Fundo Perpétuo da Educação.
O Prefeito expressou sua apreciação pelos serviços prestados pelo programa Mãos que Ajudam e disse que desejaria ver mais organizações demonstrando o mesmo zelo que a Igreja Mórmon dedica ao serviço voluntário.
Autoridades da Igreja presentearam o Prefeito Richa com uma estátua que representa os laços familiares.
O Templo de Curitiba Brasil será situado no bairro Campo Comprido e sua conclusão está prevista para meados de 2008. Assim como aconteceu durante a dedicação do templo de São Paulo, haverá uma grande apresentação cultural envolvendo os membros do Paraná e de Santa Catarina. O Templo beneficiará mais de 42.000 membros dignos da Igreja Mórmon dos estados do Paraná e Santa Catarina.
A abertura do solo para a construção do Templo de Curitiba foi realizada no dia 10 de Março de 2005.
A Primeira Presidência anunciou as datas da visitação e da dedicação do Templo de Curitiba.
A visitação será do sábado, dia 10 de maio até o sábado dia 24 de maio de 2008 (excluíndo domingos e segundas à noite) O templo será dedicado em quatro sessões no dia 1 de junho de 2008. Uma celebração cultural acontecerá uma noite antes da dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário