s

sexta-feira, 27 de março de 2009

CÁPSULA DO TEMPO

"A IGREJA COLOCOU MAIS UMA CÁPSULA DO TEMPO PARA QUE NO FUTURO SE CONHEÇA UM POUCO DOS PRIMEIROS MÓRMONS"

Provavelmente este é um assunto interessante mas nem sempre conhecido dos nossos leitores.


Uma das tradições de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a colocação de “cápsulas do tempo” no interior dos seus edifícios mais importantes, antes de serem dadas por terminadas as obras de construção.


As “cápsulas do tempo” são autênticos tesouros, ainda que sem valor material, mas sim tesouros de conhecimento. Esta cápsula é uma caixa selada, construída em aço inoxidável onde são colocadas diversas peças da época da construção, tais como jornais, livros algumas moedas e demais artigos que sejam julgados pertinentes para que arqueólogos ou estudiosos do futuro um dia a ela tenham acesso e fiquem sabendo que tipo de povo, cultura e em que época aquele edifício foi construído, porquê e a quem serviu, de entre outras curiosidades.


Brigham Young fez isso na construção do Templo de Salt Lake City e colocou a “cápsula do tempo” no edifício. O Departamento de História da Igreja, em 1993, encontrou-a na base exterior do Templo, a “cápsula” continha jornais da época, moedas correntes, livros e folhetos.


Joseph Smith colocou o manuscrito original de O Livro de Mórmon e algum outro material histórico na base do Hotel Nauvoo House, em 1841. Também no Templo de Madrid, o visitante pode encontrar na base do edifício uma pedra com a inscrição, erigido em 1999, por detrás dessa pedra encontra-se a “cápsula do tempo” dentro da qual poderemos encontrar jornais da época, algumas pesetas (moeda espanhola em uso antes do euro) livros, o historial do templo de entre outros itens de interesse histórico.


Agora foi a vez do Presidente Thomas S. Monson selar nova “cápsula do tempo”, construida em aço inox e com as dimensões de 7 x 21 x 25 polegadas a qual foi colocada no novo edifício da Biblioteca de História da Igreja, a qual contém de entre outros itens, fotografias da Primeira Presidência, dos membros do Quórum dos doze Apóstolos, Quoruns dos Setenta e Bispado Presidente; Um relatório da Conferencia Geral; uma edição actual das escrituras acompanhada de uma listagem dos diversos idiomas em que estão publicadas; uma listagem das atuais estacas e missões existentes no mundo bem como outros documentos de interesse para o futuro conhecimento sobre a Igreja.


“Nós somos uma Instituição de boas – vindas” disse élder Jensen “ queremos que o mundo possa vir a apreciar o que chamamos de as nossas jóias da coroa” os tesouros históricos que nós temos.
Realmente não existe nenhuma outra religião com o volume de documentação original comparável, isto porque no dia em que a Igreja foi organizada Deus ordenou que se fizesse um registo de tudo, e nós temos tentado fazer isso desde então.

sexta-feira, 20 de março de 2009

A PRAÇA DO TEMPLO



A PRAÇA DO TEMPLO É UM DOS LOCAIS MAIS VISITADOS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.





"De acordo com a revista norte-americana de viagens Forbes Traveller, a Praça do Templo em Salt Lake City, Utah obteve o 15º lugar no ranking dos 25 locais dos Estados Unidos da América mais visitados no ano de 2008. Com o número de 5 milhões de visitantes a Praça do Templo é também o local mais visitado do estado de Utah.
De acordo com dados fornecidos pela Igreja, em 2008, os visitantes eram oriundos de todos os estados norte-americanos e de 83 países diferentes."

Moroni Torgan é chamado como Pres. de missão



UM PORTUGUÊS VAI SERVIR NO BRASIL
E UM BRASILEIRO VAI SERVIR EM PORTUGAL




Já foi anunciada publicamente a listagem com os nomes dos novos Presidentes de Missões SUD que foram chamados para servir em todo o mundo, substituindo os irmãos que acabaram o seu chamado de serviço este ano.


Do norte de Portugal o presidente Charles W. Walton, norte americano substitui James F. Henry igualmente norte-americano, do sul do país, sai o Presidente Terry, advogado e é substituído pelo político brasileiro Moroni Torgan, ainda de Portugal sai para o Brasil o irmão Joaquim Moreira para servir como Presidente da Missão S. Paulo – Leste, uma das quatro missões existentes no Brasil.


Para substituir o Presidente Craig Terry, norte-americano, que serve como Presidente da Missão Lisboa-Portugal, virá o irmão Moroni Torgan, um politico brasileiro bem conhecido naquele país, ex-deputado federal e candidato às últimas eleições para a prefeitura de Fortaleza, no Estado do Ceará.


O Presidente Moroni, que também foi missionário sud na sua juventude, é casado à quase trinta anos, tem dois filhos, é um grande homem e também um homem grande a avaliar pelas informações publicamente disponíveis e que apontam para 1,90 mts de altura e mais de 100 kgs de peso. Ele vem ser o líder da força missionária de cerca de centena e meia de jovens sud que servem no sul de Portugal e ilhas dos Açores.


Aproveitamos esta oportunidade para agradecer todo o empenho e o esforço dos homens que serviram, voluntária e gratuitamente como presidentes das missões em todo mundo.

Templo de madrid

HOJE FAZ DEZ ANOS QUE FOI DEDICADO AO SENHOR O TEMPLO DE MADRID.
ESTA É A FOTO CAPTADA HOJE NESTE BELO TEMPLO SUD QUE SERVE OS SANTOS DE PORTUGAL, ESPANHA, CABO VERDE E PARTE DE FRANÇA.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Missões brasileiras

DAS 308 MISSÕES SUD EXISTENTES EM TODO O MUNDO 107 VÃO TER OS SEUS PRESIDENTES SUBSTITUIDOS.

Os países de expressão portuguesa que verão os seus Presidentes de Missão serem substituídos, por os mesmos terem chegado ao fim do seu chamado são: Moçambique, Brasil e Portugal.


Na Área América do Sul, o Brasil irá ter as seguintes missões com alteração de presidência :


Brasil Belém: Jose C. F. Campos substitui Roger D Hoggan


Brasil Belo Horizonte: Adilson de Paula Parrella substitui Daniel K. Frei


Brasil Belo Horizonte Este : Agora anunciado P. Randy Johnson


Brasil Cuiaba: Cleto Oliveira substitui Cesar A.S. Milder


Brasil Porto Alegre Norte: Edison Pavan substitui J. Douglas Whisenant


Brasil Porto Alegre Sul : Curtis F. Swenson substitui Ren S. Johnson


Brasil Salvador Sul: Helton Vecchi Getulio substitui W. J. Silva


Brasil São Paulo leste: Joaquim J. Moreira substitui Craig D. Wilkins


Brasil Teresinha: Mario A. Dias preside a esta nova Missão

Construções de templos

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, postou vários vídeos informativos no youtube, subordinados ao tema “ Por que os mórmons constroem Templos “ .

“No templo santo é ensinado” o plano precioso de Deus, dissertou sobre este assunto o Presidente Monson, num clip de 3 minutos.


O Presidente Boyd K. Packer, membro do Quórum dos Doze Apóstolos disse que os templos fazem parte da restauração plena do evangelho de Jesus Cristo “ se você quer entender por que nós construímos templos, você tem que entender primeiro que nós acreditamos em revelação e na restauração do evangelho” disse ele.

sábado, 7 de março de 2009

Livro de Mormon, Um tesouro inestimável.

Abri-o ansiosamente e li sua página introdutória. Li, a seguir, o testemunho de diversas pessoas a respeito da maneira como ele foi achado e traduzido. Depois disso, comecei a ler seu conteúdo. Li-o dia todo; comer era penoso, pois não tinha apetite; dormir se tornou difícil quando chegava a noite, pois eu preferia ler a repousar.Quando o li o espírito do senhor desceu sobre mim, e eu soube e compreendi que o livro era verdadeiro.


Parley P. Pratt

Não é a Bíblia a única palavra de Deus? Sim é.


Os críticos do Mormonismo a muito tempo dizem que o Livro de Mórmon não pode ser uma escritura verdadeira uma vez que a bíblia contém toda a palavra de Deus. Eles freqüentemente citam os versículos de fechamento à Revelação de João que diz:


"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras de profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro’ (Apocalipse 22:18-19).


À primeira vista isto parece dizer que nada pode ser adicionado à Bíblia, especialmente porque aparece no último capítulo do Novo Testamento como nós temos hoje. No entanto, quando se olha mais cuidadosamente no texto e nas origens da Bíblia, torna-se claro que João se referia a seu livro, isso é, o Livro de Apocalipse.


A primeira coisa que nós devíamos saber é que o grego original usado aqui para livro é biblios , que se traduz como livro, assim como a palavra Bíblia, que vem de grego também, vem do plural de biblios, biblia , que quer dizer livros. A Bíblia é composta dos escritos inspirados de profetas compilados em livros escritos por milhares de anos e compilados no segundo e terceiros séculos depois de Cristo. De fato, Apocalipse foi escrito por volta de A.D. 90 e o próprio João escreveu seu Evangelho por volta de A.D.110, então ele obviamente não teve nenhum problema em escrever mais escrituras inspiradas. Nós também devemos notar que Moisés disse a mesma coisa milhares de anos mais cedo.


Em Deuteronômio nós lemos:Não acrescenteis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando (Deuteronômio 4:2).Moisés estava obviamente falando sobre as palavras ele tinha falado a eles que foram registrados nos cinco livros de Moisés (os primeiros cinco livros do Velho Testamento), assim como João falava sobre seu livro. Nenhum ser humano, por si só, está autorizado a adicionar ou tirar nada das escrituras. Deus, no entanto, pode e continua a inspirar Seus profetas a falar palavras inspiradas.


É também importante notar que nos tempos do Novo Testamento, muitas pessoas escreviam cartas e evangelhos próprios sem autorização e alguns até mentiam e reivindicavam ser apóstolos. O Apóstolo Paulo mencionou isto em uma de suas epistolas:


"Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, que por palavra, quer por epístola, como de nós… … "(2 Tessalonicenses. 2:1-2).


Paulo aparentemente ficou preocupado com o fato de que escrituras falsas estavam sendo espalhadas entre os novos Cristãos. João possivelmente soube sobre estas falsas escrituras também e então adicionou um aviso a seu livro de que Deus julgaria qualquer um que o falsificasse. João fechou seu conhecimento da vida de Jesus com estas palavras:


Há , porém, muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém (João 21:25).


Ele obviamente acredita que há muitos mais ensinamentos e feitos de Cristo. As escrituras usadas pelos Mórmons, o Livro de mórmon e a Doutrina e Convênio, são algumas dessas coisas adicionais. O Livro de mórmon diz isto: Não sabeis que eu, Senhor vosso Deus criei todos os homens e que me lembro dos que estão nas ilhas do mar e que governo nas alturas e embaixo , na terra; e revelo minha palavra aos filhos dos homens, sim a todas as nações da terra? Por que murmurais por receberdes mais palavras minhas? Não sabeis que o depoimento de duas nações é um testemunho a vós de que Eu sou Deus, de que me recordo tanto de uma como de outra nação? Portanto digo as mesmas palavras, tanto a uma nação como a outra. E quando as duas nações caminharem juntas, os testemunhos das duas nações também caminharão juntos. E isto eu faço para provar a muitos que sou o mesmo, ontem, hoje e para sempre; e que pronuncio minhas palavras segundo minha própria vontade. E porque disse uma palavra não deveis supor que não possa dizer outras; pois meu trabalho ainda não está terminado nem estará até o fim do homem nem desde aí para sempre. (2 Néfi 29:7-9)

Dicionário Mórmon


Aprenda a falar (e entender) como um Mórmon


Por causa da história e crença e prática única, o Mormonismo tem o seu próprio vocabulário. Para alguém que não é membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou alguém que está se filiando recentemente, uma das dificuldades inesperadas é aprender esse novo linguajar. Essa página terá algumas breves explicações e definições para todas as “Palavras Mórmons” que você ouvirá na Igreja ou quando estiver em contato com os Mórmons. Ela te ajudará a se sentir mais seguro e confortável quando você puder entender o que os Mórmons querem dizer quando fala algo como “Os mestres estão tendo uma mutual na sede da estaca com as moças para preparar o serão!”.


Essa não é uma lista completa de todos os termos usados no Mormonismo, mas procura incluir aqueles termos e conceitos essenciais que são usados unicamente no Mormonismo, ou que tenha significado único para os membros da Igreja Mórmon. Essa lista não inclui, portanto, palavras como oração ou capela, uma vez que essas são palavras comuns entre outras religiões. Ela também não inclui explicações detalhadas sobre a prática e doutrina Mórmon, mas tem a intenção de ajudar os novos conversos e visitantes a entender o vocabulário básico necessário para entender o que está acontecendo na Igreja.